segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dietrich Bonhoeffer

Quem sou eu?
Frequentemente me dizem, que sai da confinação da minha cela de modo calmo, alegre, firme, como um cavalheiro da sua mansão.
Quem sou eu?
Frequentemente me dizem, que falava com os meus guardas de modo livre, amistoso e claro, como se fossem meu para comandar.
Quem sou eu?
Dizem-me também, que suportarei os dias de infortúnio de modo calmo, sorridente e alegre, como quem está acostumando a vencer.
Sou, então, realmente tudo aquilo que os outros me dizem? Ou sou apenas aquilo que sei acerca de mim mesmo? Inquieto, saudoso e doente, como ave na gaiola, lutando pelo fôlego, como se houvesse mãos apertando a minha garganta, ansioso por cores, por flores, pelas vozes das aves, sedento por palavras de bondade, de boa vizinhança, contubardo na expectativa de grandes eventos, tremendo, impotente, por amigos a uma distância infinita.Cansado e vazio ao orar, ao pensar, ao agir, desmaiando e pronto para dizer adeus a tudo isso.
Quem sou eu? Este ou o outro? Sou uma pessoa hoje e outra amanhã? Sou as duas ao mesmo tempo? Um hipócrita diante dos outros e diante de mim, um fraco, desprezivelmente angustiado? Ou há alguma coisa ainda em mim como um exército derrotado fugindo em debanda da vitória já alcançada?
Quem sou eu? Estas minhas perguntas zombam de mim na solidão.
" Seja quem for eu, Tu sabes ó Deus, que sou Teu!"


Dietrich Bonhoeffer foi um teólogo, polêmico por sua história e obras, pastor luterano, membro da resistência alemã  anti-nazista e membro fundador da Igreja Confessante, contrária à política nazista. Bonhoeffer envolveu-se na trama da Abwehr para assassinar Hitler. O Pastor Luterano saio de sua cidade porque ele sentia a necessidade, como igreja, de fazer algo para acabar com a opressão que Hitler estava impondo, foi um pastor que se importava com a questão econômica, social e política de sua época e por isso não ficou de braços cruzados ao vêr tanta injustiça por parte dos nazistas. Em março de 1943 foi preso, o escrito Quem sou eu? Foi feito enquanto Bonhoeffer estava na prisão, escritos relatam que mesmo ali na prisão muitos soldados se converteram por seu testemunho e pela forma com que todos os dias adorava ao Senhor.

Suas principais obras: 
  • Ética, Editora Sinodal, 2005
  • Discipulado, Editora Sinodal, 2004
  • Resistência e Submissão: Cartas e Anotações Escritas na Prisão, Editora Sinodal, 2003
  • Tentação, Editora Sinodal, 2003
  • Vida em comunhão, Editora Sinodal, 1986
  • Orando com Salmos, Editora Encontro, 1995
Em tempos de crises, nos identificamos com Bonhoeffer, como soldados desistdos, mas mesmo quando estes momentos estiverem a zombar, que venhamos lembrar, que somos de Deus.


    Oração de Dietrich Bonhoeffer

"Dentro de mim está escuro, mas em Ti há luz
Eu estou só, mas Tu não me abandonas
Eu estou desanimado, mas em Ti há auxílio
Eu estou inquieto, mas em Ti há paciência
Não entendo os Teus caminhos, mas tu conheces 
o caminho certo para mim."

A visão de Dietrich Bonhoeffer sobre a igreja:

A igreja só é igreja quando existe em prol dos outros. Para começar deve dar todos os seus bens aos necessitados.
Os cléricos devem viver somente da oferta voluntária das congregações e deve dedicar-se à alguma profissão secular.
A igreja deve participar dos problemas seculares da vida humana comum, ser ativa ao lutar por justiça social e direitos.



 "Santo Mundanismo"

Para se viver verdadeiramente, se deve desfrutar da vida humana aqui e agora, deve se valorizar e desfrutar plenamente o cotidiano.
A vida natural não deve ser entendida simplismente como preliminar para a vida na igreja. O próprio Cristo entrou na vida natural comum do dia-a-dia e, nem por isso, deixou de viver a sua missão.
Quero dizer sem reservas que cada um tem seus deveres, compromissos, problemas, sucessos, fracassos, experiências e perplexidades dessa vida.
Viver nossos compromissos  no meio secular é viver sim uma vida mundana, porém esse termo é usado como negativo o que é errado, viver uma vida mundana também é exercer uma vida santa para com Deus, pois estamos a viver como mordomos daquilo que Ele nos deu e proporcionou.
O que não é ser coerênte é viver como se não existisse uma sociedade, problemas, injustiças sociais, amigos que talvez não compartilhe a mesma idéia que a sua. Se isolar não é ser cristão, muito menos santo.
Devemos achar a Deus e ama-Lo em tudo o que Ele nos proporcionou.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário